Oficinas



OFICINA ATUAÇÃO PARA CINEMA - “PERSONAGENS EM BUSCA DE UM FILME”
Coordenação: Helena Ignez.
Local: Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos (SP).
De 27/9 a 30/9 – terça a quinta-feira – das 14h às 17h.
Público-alvo: Atores, estudantes de artes cênicas e interessados.
Acima de 16 anos.
Seleção: Carta de interesse.
20 vagas - Inscrições até o dia 20/9.
Link: https://goo.gl/forms/SItkjX2loHW5gpcC3


A oficina é indicada para os interessados em se expressar artisticamente por meio de uma personagem da sua escolha. A partir de técnicas de atuação propostas por Helena Ignez, as aulas visam o desenvolvimento da personagem que será apresentado pelos oficineiros.

Atriz que integrou o elenco de filmes como “O Bandido da Luz Vermelha” e “Mulher de Todos” de Rogério Sganzerla, Helena Ignez é cofundadora da legendária companhia de produção Belair. Também traz em seu currículo trabalhos de atuação com os principais cineastas brasileiros, tais como Glauber Rocha, Julio Bressane, Joaquim Pedro de Andrade e José Mojica Marins, entre outros.

OFICINA DE ROTEIRO
Coordenação: Di Moretti.
Local: Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos (SP).
De 27/9 a 30/9 – terça a sexta-feira – das 14h às 17h.
Público-alvo: Realizadores, artistas, estudantes de audiovisual, escritores e interessados Acima de 18 anos.
Seleção: Carta de interesse.
20 vagas - Inscrições até o dia 20/9.
Link: https://goo.gl/forms/rd0BPDKwn1zxlXQB3


A oficina engloba temas específicos que descrevem a confecção de um roteiro cinematográfico, documental ou ficcional, curta ou longa-metragem. Cada módulo se divide em diversas atividades, como o desenvolvimento de um tema específico sobre a realização de um roteiro e pequenos exercícios práticos de roteirização.

Di Moretti iniciou sua carreira como redator de programas de rádio e TV, além de vídeos institucionais. Consolidou sua trajetória como roteirista de cinema, professor e consultor de roteiro a partir dos anos 1990. Realizou longas premiados como os documentários “O Velho” e “23 Anos em 7 Segundos”, e “Tropicália”, além de “Filhas do Vento”, “Simples Mortais” e “A Última Estação”. Atualmente desenvolve um núcleo criativo de séries de TV.

OFICINA DE VIDEOMAPPING - Criação de Conteúdos com técnicas fotográficas
Coordenação: Fernando Timba.
Local: Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos (SP).
De 23/9 a 25/9 – Sexta a domingo – das 12h às 19h.
Público-alvo: Realizadores, cinegrafistas, artistas plásticos, performers, designers, fotógrafos e artistas em geral.
A partir de 17 anos.
Seleção: Carta de interesse.
20 vagas - Inscrições até o dia 18/9.
Link: https://goo.gl/forms/J8g23e8W76ihqAvs2


Videomapping (ou projeção mapeada) é um processo tecnológico que permite projetar vídeos em superfícies tridimensionais, como prédios, fachadas ou objetos, criando efeitos que aproximam a linguagem audiovisual de outros meios artísticos, como arquitetura e escultura. Como contraponto prático à teoria, os participantes se dividirão em grupos para criar suas próprias projeções a partir de tema decidido em conjunto para abertura do 14º Curta Santos.

Formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, Fernando Timba atua em diversas áreas de produção de imagem: videomapping, direção de arte para cinema, design gráfico, motion design e ilustração. Cria videocenários para óperas, peças teatrais e shows, entre eles os da turnê Zii e Zie, de Caetano Veloso. (turnê “Zii e Zie”, de Caetano Veloso).

OFICINA BÁSICA DE AUDIOVISUAL “CINEMAMÊMO”
Coordenação: Coletivo Cinemamêmo - Bruno Arrivabene e Victor Alencar
Local: Oficina Cultural Pagu - Praça dos Andradas, s/n - Cadeia Velha – Santos (SP).
De 27/9 a 30/9 – terça a sexta-feira – das 14h às 17h.
Público-alvo: Interessados em geral.
Acima de 15 anos.
Seleção: Ordem de inscrição.
20 vagas - Inscrições até dia o dia 20/9
Link: https://goo.gl/forms/c34c8T35MwugxQDX2


A Oficina tem como objetivo despertar o olhar cinematográfico, por meio de dinâmicas e práticas aos participantes. No último dia será realizada uma exibição de curtas-metragens inéditos na região.

Bruno Arrivabene é fundador da produtora Bigode Filmes dirigindo e roteirizando os filmes como “Amor por uma noite curta” e “Janelas”, além do seriado “Nós”. Hoje é diretor de projetos da Dois Pontos Filmes. Victor Alencar trabalhou durante seis anos como produtor do Curta Santos e é fundador do Cineclube Maurice Légeard. Dirigiu e roteirizou curtas como “Sonar”, “Cronos” e “Torcicolo”. É sócio proprietário da Dois Pontos Filmes.